Grades de MET podem ser analisadas utilizando o Microscópio Eletrônico de Varredura APREO 2C, no modo transmissão. Como exemplo, as imagens de campo escuro (DF) de nanofios de arsenetado de gálio (GaAs), crescidos pela técnica VLS (vapor-solid-liquid), mostram a versatilidade dos microscópios na caracterização dessas estruturas.
Na imagem (a), obtida no Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) APREO2C em modo transmissão, e na imagem (b), capturada no Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET) Tecnai G2-20 operando no modo varredura, é possível observar detalhes das características dos nanofios de GaAs crescidos no Laboratório de Epitaxia por Feixe Molecular do Depto de Física – UFMG.
O mapa químico por EDS (Energy Dispersive Spectroscopy) dos nanofios, realizado no microscópio Thermofisher Apreo 2C, destaca a distribuição dos elementos, com especial ênfase no ouro (Au) presente nas extremidades dos nanofios. O Au atua como catalisador no processo VLS, facilitando a absorção e dissolução do precursor em fase de vapor e sua subsequente precipitação na interface líquido-sólido.
Aproveite a oportunidade de realizar análises com o MEV enquanto o EDS do MET está em manutenção. Nossa equipe está à disposição para orientações.


