O Apreo 2C, nosso mais novo microscópio eletrônico de varredura, acaba de receber um novo acessório: o espectrômetro de Catodoluminescência (CL) Delmic SPARC Spectral, capaz de realizar experimentos de CL nas regiões do UV, VIS e NIR.

Catodoluminescência é uma técnica de análise de amostras baseada na emissão de luz após a excitação da amostra pelo feixe eletrônico. A técnica é similar a fotoluminescência (onde a excitação é feita com luz), no entanto a alta energia do feixe eletrônico (tipicamente de 1-30 keV) permite a excitação de níveis mais energéticos, induzindo emissão de luz em ampla faixa espectral e possibilitando a análise de amostras isolantes.

Como essa é uma técnica de MEV, a amostra ainda precisa ser preparada como uma amostra convencional de microscopia eletrônica de varredura. Para utilizar o novo equipamento, o usuário do CM UFMG pode consultar a equipe através do email apreo@microscopia.ufmg.br.

Imagem de Catodoluminescência espectral VIS-NIR de grão de zircão com centros de defeitos de terras raras.
Espectros de CL de duas regiões selecionadas. No modo de medida Hyperspectrum para cada pixel da imagem é coletado e armazenado um espectro de CL, possibilitando localizar e identificar a presença de defeitos com emissão de luminescência na amostra.